Representantes de entidades e autoridades estaduais e federais do agro enaltecem profissão de engenheiro agrônomo

Compartilhe

Estande da AREAC no Show Rural Coopavel 2023 sedia o IV Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia

De forma unânime, os discursos demonstraram o tamanho da contribuição do engenheiro agrônomo no sucesso do agronegócio. O estande da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) no Show Rural Coopavel 2023 foi palco, nesta terça-feira (07) do IV Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia, que reuniu representantes de entidades ligadas à classe de todo o estado, além de autoridades municipais, estaduais e federais. Eles debateram questões da Agronomia e destacaram o papel do profissional para o fortalecimento da agricultura no estado. 

Os líderes das entidades recepcionaram o Secretário do Ministério da Agricultura, Neri Gheller, que visitou o Parque Tecnológico da Coopavel. Ele enfatizou a importância da feira para o país e também deixou claro seu apreço pela atividade de engenheiro agrônomo. “Meu filho está estudando Agronomia e é uma área que eu admiro muito. Fico muito feliz em ver o trabalho desenvolvido pelas entidades para o desenvolvimento dessa profissão, que é tão importante para a evolução do agronegócio brasileiro”, comenta. 

Representando o Governador do Paraná, Ratinho Jr, o vice, Darci Piana, compôs a mesa de honra. Antes de escolher a área da Economia, ele confessou que chegou a tentar cursar Agronomia. Os planos não deram certo, mas o carinho pela área permaneceu e se consolida em ações que buscam valorizar a categoria. “Tenho um respeito por tudo o que os engenheiros agrônomos fizeram, fazem e ainda vão fazer pelo agro. As entidades fazem parte desse processo, elas têm a missão de unir as pessoas para sentarem em uma mesa e debaterem assuntos benéficos à profissão e à sociedade em geral”, pontua. 

De acordo com o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, o engenheiro agrônomo tem o conhecimento que leva a tecnologia e as mudanças necessárias para o campo, transferindo tudo isso ao produtor rural, que faz a aplicação na prática. “Os engenheiros agrônomos são um elo no mercado. O trabalho deles permite essa presença tão expressiva do agro brasileiro no mundo. A AREAC, uma das mais tradicionais entidades participantes da feira, e demais entidades estão de parabéns por reunirem esses profissionais aqui no Show Rural”, elogia.  

Uma revolução comprovada por números

Na linha do tempo do agronegócio brasileiro, há 40 anos, o cenário era bem diferente. De acordo com o presidente da AREAC, Fernando Pereira, uma transformação começou há três décadas, liderada pela pesquisa e inovação na Agronomia. “Nos últimos 30 anos, o Brasil aumentou 60% da área plantada, enquanto a produtividade foi ampliada em 300% no mesmo período. Regionalmente, esse dado foi ainda mais expressivo. Os engenheiros agrônomos tiveram uma contribuição significativa junto ao produtor rural para essa virada de chave. E isso foi conquistado de uma forma bastante consciente, atrelada à responsabilidade com o meio ambiente: 25% da preservação florestal do país é feita nas propriedades rurais, pelo próprio produtor”, destaca. 

IV Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia

O evento seguiu durante o dia todo. A solenidade foi aberta com a posse da diretoria da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná) para o biênio 23-24. O engenheiro agrônomo, Clodomir Luiz Ascari, fez a transição de cargo para Cesar Davi Veronese, ex-presidente da AREAC (gestão 21-22). 

Entre as apresentações, houve o “Projeto Sustentabilidade das Entidades”. A intenção foi reativar e revigorar associações da categoria no estado. Hoje, são 7 associações, mas há potencial para triplicar esse número. A AREAC foi utilizada como modelo no sistema associativista e o engenheiro agrônomo, Marcos Marcon, mostrou quais são os diferenciais que tornaram a entidade regional de Cascavel uma referência. 

Liderança e responsabilidade contábil também foram temáticas debatidas durante o evento. A programação segue no restante da semana. No mesmo espaço, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná) vai realizar na quarta-feira (08), das 8h30 às 17h, a Reunião da Câmara Especializada de Agronomia. 

Na quinta-feira (09), a manhã toda será dedicada às reuniões do CDIN – Colégio de Inspetores e do CDER – Colégio de Entidades de Classe – do Crea-PR, além do encontro da Comissão Acadêmica Regional. Das 11h30 às 12h30, será realizada a Plenária dos Colegiados do Crea-PR.